Varizes de membros inferiores

De uma forma geral, as varizes nada mais são do que vasos que se dilatam e que alteram, de alguma forma, a correta circulação de sangue nos membro afetado. Elas acontecem, em sua maioria, nos membros inferiores do corpo, como as pernas.

Dentre os sintomas, essa condição pode levar à fibrose do tecido subcutâneo, ulcerações e aumentar o risco para trombose. Por isso, para saber mais, vamos entender sobre as varizes de membros inferiores a seguir.

Sintomas das varizes de membros inferiores

As varizes de membros inferiores é uma condição já bastante conhecida há anos, com registros históricos desde a época de Hipócrates, que já havia relatado a doença.

Atualmente, os especialistas chama o problema de MMII, que é uma doença de evolução lenta e que dificilmente evolui para algo muito mais grave.

Os principais sintomas das varizes de membros inferiores são os seguintes:

  • Inchaço na região afetada
  • Sensação de cansaço nas pernas
  • Endurecimento da pele na região afetada que piora depois de caminhar ou ficar de pé por mais tempo
  • Feridas nos pés ou pernas, que não são de fácil tratamento e podem levar até a imobilização dos membros
  • Trombose venosa que leva a inchaço permanente do membro
  • Flebites superficiais
  • Manchas na pele

O mais importante é sempre procurar um médico, mesmo que seja ainda um quadro inicial de varizes. Com isso é possível ter o devido acompanhamento para saber como proceder com a evolução do problema.

É possível prevenir as varizes de membros inferiores?

O aparecimento das varizes é algo bastante difícil de prevenir, especialmente naquelas pessoas que já apresentam uma predisposição ao problema, como é o caso de pessoas com histórico familiar da condição.

No entanto, o que se acredita é que se pode diminuir as chances de ocorrência do problema utilizando o creme Varizero e se alguns fatores forem evitados também.

Dentre eles, é preciso considerar o tabagismo, correto acompanhamento de algumas doenças, sedentarismo, uso de pílula contraceptiva ou terapia de reposição hormonal.

Mais do que isso, manter bons hábitos alimentares também ajuda, assim como uma boa atividade física que favorece e facilita a circulação sanguínea e auxilia na prevenção do problema.

Varizes de membros inferiores já tratadas podem voltar?

Não, depois que são devidamente tratadas, as varizes não voltam mais. O que acontece é que em casos de hereditariedade, o problema pode ir afetando outros vasos, fazendo com o que o problema se manifeste de novo, no entanto, não ocorre no mesmo vaso que já foi tratado.

Leave a comment